Sofia - (MAES IFMS)

terça-feira, 13 de junho de 2017

Questionário em Rede Social...

Boa Tarde Galera... Somos a Família Sofia e vamos contribuir para o entendimento.... A Matheryssa e representação de um currículo Formal, engessado e estipulado de cima para baixo, onde alguns tem vez e voz. Já a Esparafuncya e construída por partes, onde cada um é responsável para idealização para um todo. Cada Professor teve a liberdade de construir a sua parte de forma que acreditou ser a mais conveniente. O resultado final, por não ser uma boneca harmonica causa estranheza q quem vê, pois o que e visto como diferente do padrão Matheryssa sofre certa resistência no processo de aceitação.

https://www.facebook.com/azenaide.vieira.9

Hoje também tivemos a entrada  da uma nova integrante na Família Sofia nossa Querida Dani Professora do IFMS...


segunda-feira, 12 de junho de 2017

Questionário Taxionomia de Bloom.

Segue o Link do questionário.

https://docs.google.com/forms/d/11d29Jk5JF6-984Vnk4XQUtNBX_NbiMKSeDnibf6SDNA/edit

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Encontro 01/06/2017

Neste primeiro encontro do mês de Junho, iniciamos com uma dinâmica chamada Travessia de Avenida, que tinha a finalidade de quebrar a cabeça no sentido literal da palavra, pois havia comandos e regras a serem cumpridas. Fazer essa dinâmica nos possibilitou ver e rever alguns conceitos, tais como: planejamento, comunicação, liderança, cooperação e a capacidade de ouvir o outro. Foram escolhidos alguns membros que a realizaram, enquanto os demais observavam os envolvidos tentando decifrar e compreender as regras da dinâmica. Após esse momento, a professora deu continuidade separando a lousa em Currículo e Currículo Por Competência e pediu que todos contribuíssem, escrevendo no quadro, uma palavra que definisse cada enunciado. Todos contribuíram e entre as palavras escritas foram:

CURRÍCULO

·         Estrutura.
·         Conteúdo
·         Planejamento
·         Continuidade
·         Construção
·         Pratica
·         Organograma
·         Percurso
·         Avaliação
·         Orientação
·         Processo

CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA

·         Habilidades
·         Contexto
·         Sentindo e aplicação
·         Construção de conhecimento
·         Teoria/pratica
·         Compreensão
·         Avaliação.

  Dando continuidade a aula, foi proposto a leitura de um texto cujo o nome é "Metodologias ativas para transformações progressistas e profundas no currículo" de Jose Moran.
   Baseando nesse texto, foi pedido que montássemos um infográfico com informações contidas no texto.
   Foi usado o programa PREZI para realizar essa atividade. 












~








segunda-feira, 29 de maio de 2017

Encontro 25-05-2017

Hoje foi realizado o processo de auto-avaliação das Famílias.
Neste contexto Abordamos os seguintes temas:
* Instrumentos de Avaliação
* Fases da colaboração
* Sessão de Avaliação em Família
Em sessão de avaliação da Família foram analisados:
* Currículo
* Avaliação
* Ambiente de Aprendizagem
* Metodologias
Ferramentas:
*Presença
*Drive
*Blog
*Facebook
*Whatsapp
Pilares da educação:
*Conhecer
*Fazer
*Conviver 
*Ser
Fase da Colaboração:
*Ambientes 
*Currículo
*Metodologia
*Avaliação



domingo, 21 de maio de 2017

Encontro 18-05-17

No primeiro momento, assistimos o vídeo “Peixe em aquário”, associando o mesmo com a charge que retrata o nosso  modelo do sistema educacional. Após, fomos levados a reflexão sobre o atual modelo e o que poderia ser feito para mudança. Foi realizado o rodízio do sulfite onde cada um contribuiu com sugestões para desenvolver metodologias ativas em aulas com a finalidade de mudar o tradicionalismo para a inovação. As famílias foram unidas, analisaram as sugestões mais visadas em suas folhas e  destacaram 05 mais relevantes, que são destacadas em: metodologia diferenciada; avaliar o aluno personalizado; problematização; formação de famílias (trabalho colaborativo); ciência e tecnologia. A família Sofia foi instigada a preparar uma sequência didática para uma aula, tendo como problema gerador: como reorganizar minha aula para atender os estudantes do Século XXI e a diversidade. Sequência didática. 1º momento: formação de famílias pelo professor, sondagem através de questionamentos para cada grupo sobre o que conhece e entende sobre ondas sonoras e eletromagnéticas. 2º momento: mostrar os recursos em seus Smartfones dos apps do Google (textos,vídeos, fotos) como ferramenta para construção de um texto no editor deste aplicativo, orientando para que estes façam um breve relato do que aprenderam através da troca de ideias e os questionamentos que possuem. 3º momento: apresentação pelas famílias dos seus textos construídos e instigá-los a debaterem  os questionamentos abordados por cada grupo de família tendo o professor como facilitador.






sexta-feira, 19 de maio de 2017

Encontro 16-05-17

Neste encontro assistimos no primeiro momento o vídeo sobre as gerações exibido no Jornal Globo, onde foi abordado as gerações de 1994 Baby Boomers, 1978 Geração X, 1992 Geração Y e 2010 Geração Z. Logo após, formamos um círculo onde foi aberto um debate para podermos expor nossas opiniões relacionadas ao  que foi mostrado no vídeo cada qual respeitando  a fala do outro.
Terminado este momento cada família foi conduzida a desenvolver soluções relacionadas ao tema: “Escola e Sociedade Brasileira, como alinhar? “.
A família Sofia desenvolveu uma abordagem utilizando como modelo uma árvore sendo esta a Escola e com seus frutos empatia, responsabilidade, respeito, escola e família, protagonismo, desenvolver a comunicação, ambiente de aprendizagem, tecnologia e conhecimento e  autoria tendo como objetivo conciliar a escola, a família e a tecnologia onde todos caminham juntos.